segunda-feira, 20 de maio de 2013


Mamão

mamoeiro é árvore de pequeno porte cujos sexos encontram-se em plantas separadas: mamoeiros- machos e mamoeiros-fêmeas, sua principal peculiaridade.
As flores nascidas dos mamoeiros-machos, embora não se transformem em frutos comestíveis, têm a importante função de fecundar as flores do mamoeiro-fêmea. Tais flores ficam dependuradas e distanciadas do caule da árvore, sendo o que permite identificar, com bastante facilidade, o sexo do mamoeiro.

Às vezes nascem flores hermafroditas, dando origem a frutas atípicas - mamões-machos -, muito importantes no processo de fecundação dos mamoeiros. O mamão macho, também conhecido como mamão corda, é fino e comprido. O mamão fêmea é bem maior e tem a forma arredondada.

As espécies mais cultivadas no Brasil são:
1. Papaia
Que é o mais doce entre os mamões
2. Formosa
Maior que o papaia, mais comprido e alongado é um híbrido de origem chinesa
3. Tailândia
Produz uma enzima utilizada na industrialização de queijos, remédios, couros, etc
Há ainda outras variedades, como o Hortus Gold - um cultivar que na África do Sul que produz frutos destinados ao consumo in "natura" e fabricação de bebidas, em mistura com outras frutas, especialmente a banana; e o Sunsire Solo - variedade selecionada pela Universidade do Havaí.

Cultivo - Cultivada em toda América Tropical onde dá frutas o ano inteiro. O mamoeiro pode ser uma planta tropical e é extremamente sensível às geadas. Suas folhas são grandes com um longo pecíolo, são também muito suscetível aos ventos fortes rasgando-se com facilidade.

Os solos preferidos pelo mamoeiro são os leves e que apresentam boa drenagem. A cultura diz que não deve ser implantadas em solos mal drenados, que acumulam água após as chuvas por favorecerem o aparecimento de podridões do colo e das raízes. As áreas com incidências de nematóides devem ser evitadas pela grande suscetibilidade das plantas e seus inimigos.
Mamão, se você tirar as sementes de qualquer um e botar  pra secar uns dias e depois plantar, nasce que é uma beleza.

Benefícios
mamão é um alimento com a polpa muito rica em nutrientes. Contém grandes quantidades de sais minerais (cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio) e vitaminas A e C. Além disso, também contém papaína, uma substância importante para o bom funcionamento do aparelho digestivo.
Apresenta propriedades laxativas e calmantes, sendo indicado às pessoas que têm distúrbios estomacais, que estejam fazendo regime de emagrecimento ou que desejem manter o peso.

     Mamão Fêmea.

      Mamão Macho.

Observação, pode- se fazer doce do pé do mamão, segue a receita:
Para o doce só se utiliza o miolo do pau de mamão, o ingrediente principal. “Coloque o pau do mamão já ralado e é preciso passar a mistura em um pano de prato com água várias vezes até parar de escorrer o liquido branco”, contou a doceira  Donaldina Assunção de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro.
Ingredientes:
- 1 kg de massa de pau de mamão;
- 700 g açúcar;
- 1 copo americano de água;
- 100 g de coco ralado.
Modo de fazer:
Misture a massa, o açúcar e a água. Não pare de mexer e atenção para não passar do ponto de fervura. São 20 minutos no fogo. Com a lenha o processo é ainda mais rápido. Depois coloque o coco e continue mexendo. Depois de 30 minutos está pronto.



Um comentário:

  1. Explique que o doce do pau do mamão significa do miolo da parte de baixo, perto do chão e talvez uma parte enterrada, normalmente das plantas não tão velhas, porque de resto o mamoeiro é oco. E por fora tem muitas fibras. Eu fiz só com o miolo e mesmo assim ficou uma porcaria, muito fibroso e seco, isso que precisei cozinhar muito tempo. O gosto não aprovou. Mas se o miolo de vocês for mais tenro, talvez aprove. Vocês tem miolo mole? kkkk

    ResponderExcluir